Termos e Condições

As presentes condições regulamentam as compras e vendas efetuadas na plataforma online marketplace.recloset.net, assim como a utilização dos serviços prestado. O contrato de compra e venda será subscrito entre os Utilizadores (compradores e vendedores) e a entidade reCloset, com sede na Alameda Vieira da Silva, nº 22 – 3D, Oeiras, com o NIF 208 902 201 e marca nacional registada nº 645825.

A reCloset reserva-se o direito de alterar os presentes Termos e Condições em qualquer momento e sem aviso prévio. As Condições de Compra aplicáveis serão as que se encontrem em vigor aquando da aceitação por parte do Utilizador, pelo que se sugere a sua leitura periódica.

Compromisso de boa utilização da Internet

A reCloset poderá anular qualquer encomenda ou serviço solicitado, bem como informar as autoridades competentes se existirem razões para suspeitar de uma utilização abusiva ou fraudulenta.

Disponibilidade do serviço

Os artigos do Marketplace serão entregues ao domicílio. É obrigação do comprador certificar-se de que estará alguém presente na morada indicada na data de entrega ou responsabilizar-se pela recolha da encomenda no posto CTT indicado.

Compra de artigos

A reCloset funciona como um intermediário entre o vendedor e o comprador, de forma a que os compradores possam adquirir os artigos dos vendedores através da reCloset.

A reCloset assume as suas obrigações como agente intermediário e responsabiliza-se exclusivamente pelos serviços prestados aos seus clientes: compradores e vendedores.

Preços

Os preços apresentados no Marketplace by reCloset são os preços finais, que já incorporam o preço de venda, o custo de envio, as comissões, o IVA e os impostos que possam ser aplicáveis.

Processo de compra no Marketplace by reCloset

  1. acede a marketplace.recloset.net
  2. pesquisa, através dos filtros, diferentes categorias e atributos das peças
  3. visualiza as peças que te interessam. Através de um clique, podes aceder a uma informação mais completa de cada uma deles:
    • fotografias de diferentes perspetivas
    • nome
    • descrição detalhada
    • preço
  4. depois de selecionares a peça pretendida, inclui-a na tua encomenda clicando em “Quero comprar”
  5. poderás adicionar mais peças ou processar a tua encomenda
  6. preenche a informação de contacto e endereço de envio
  7. seleciona o meio de pagamento, entre os disponíveis:
    • transferência bancária
    • MB Way
  8. verifica os teus dados e confirma a encomenda
  9. podes encomendar de vários vendedores. Neste caso, irás receber a tua encomenda em vários envios

Disponibilidade dos produtos

Em princípio, os produtos são únicos, pelo que cada referência só tem uma unidade em stock.

Prazo e portes de envio

  • Os portes de envio estão incluídos nos preços de venda referidos
  • Os prazos de entrega são determinados por cada vendedor. No entanto, pedimos um máximo de 5 dias úteis para fazerem o envio
  • Os envios serão efetuados para todo o território português, incluíndo ilhas

Devoluções

A política de devolução é da responsabilidade de cada vendedor, pf verifica as condições.

Não recebimento de artigos

Caso não recebas os artigos que encomendaste, o teu pagamento será reembolsado na totalidade.

Venda de artigos

Indicações gerais

A reCloset disponibiliza, a particulares, a possibilidade de vender as suas peças de vestuário e acessórios em marketplace.reCloset.net. Este particular, de agora em diante vendedor, é qualquer pessoa física que use esta plataforma para vender as suas peças second hand.

A reCloset disponibiliza uma plataforma de venda destinada a pessoas que:

  1. Tenham peças em bom estado que já não usam
  2. Não querem doar nem deitar fora
  3. Estejam dispostas a abdicar de uma percentagem do valor dos artigos, pelo serviço de venda do Marketplace by reCloset
  4. Queiram contribuir para o projeto reCloset, por se identificarem com os valores do mesmo

O vendedor pode vender roupa, sapatos ou acessórios, de mulher, homem ou criança.

Vender artigos

Para vender artigos no Marketplace by reCloset, é necessário fazer um registo de vendedor. Este registo é gratuito, dando acesso a uma loja própria para gerir as peças em segunda mão.

No preenchimento deste registo, o vendedor deve indicar o IBAN (conta bancária portuguesa) para efeitos de pagamento de comissão.

As peças ficarão disponíveis para venda após aprovação por parte da equipa da reCloset. Esta aprovação é efetuada para garantir que os objetivos e conceito do projeto são cumpridos.

As peças manter-se-ão na posse do vendedor, sendo que a responsabilidade da qualidade das imagens e informação contida para cada produto é da responsabilidade do vendedor.

Para maior sucesso, os vendedores devem seguir as indicações na área Quero vender.

Pedidos de contacto

Os compradores poderão entrar em contacto com as lojas para esclarecer dúvidas relativas aos artigos, ou outras. Os contactos são enviados através da plataforma onde geres a loja e recebes um email com uma notificação de contacto. Este contacto deve ser respondido no prazo máximo de 48h, através da plataforma.

Preço final das peças

O vendedor define o preço final das suas peças, que deve incluir custos de envio.

Pagamento de comissões

A comissão do vendedor, sobre a venda das peças, é de 75% sobre o preço final das mesmas.

Uma vez vendida a peça, e após o intervalo de tempo atribuído a possíveis devoluções (14 dias após a receção), a comissão é paga ao vendedor, por transferência bancária ou MBWay.

  • Transferência bancária – o pagamento é efetuado quando decorrido 1 mês da venda da peça

A percentagem atribuída à reCloset, de 25%, destina-se a cobrir os processos de:

  • Comunicação
  • Gestão da plataforma
  • Aprovação dos anúncios das peças
  • Pagamentos aos vendedores

Adicionalmente, a reCloset irá entregar 5% das vendas a uma pessoa, projeto ou instituição ligadas à sustentabilidade. Estas entidades serão selecionadas pela reCloset, pelo seu papel importante de informação, sensibilização ou outro relevante, na área da sustentabilidade ambiental. Este valor é retirado da comissão da reCloset, não afetando a comissão atribuída aos vendedores.

Envio de encomendas

É recomendado que os envios sejam sempre feitos através de correio registado com aviso de receção.

Não envio de encomendas

Caso uma encomenda não seja enviada, sem justificação, a conta de vendedor será suspensa. Poderá ser reativada mediante contacto com o Marketplace.

Arbitragem e Gestão de Conflitos

A arbitragem e gestão de conflitos entre a reCloset e terceiros será feita nas entidades RAL em Portugal ou na plataforma europeia de resolução de conflitos em linha.