FAQs

Estas FAQs não substituem a leitura dos Termos e Condições do nosso site. No entanto, ajudam em questões rápidas que tenhas sobre o Marketplace e como comprar ou vender.

Ao longo do tempo, e com as perguntas que nos vão sendo colocadas, vamos atualizando esta área.

Sobre o Marketplace by reCloset

O que é o Marketplace by reCloset

O Marketplace by reCloset é uma plataforma online que oferece a possibilidade a particulares de colocarem as suas peças second hand à venda.

Funciona como uma loja online, sendo o pagamento efetuado no site e o envio feito por quem colocou a peça à venda.

Quem é responsável pelo Marketplace

As fundadoras do Marketplace by reCloset são a Ana Lopes e a Telma Santos, que criaram e gerem este projeto.

Comprar no Marketplace by reCloset

Como compro peças

Comprar no Marketplace by reCloset é muito fácil! Basta entrar no site, explorar a loja através do filtro e adicionares o que queres comprar ao carrinho.

Que peças posso comprar

O Marketplace by reCloset tem peças de vestuário e acessórios de moda de mulher, homem e criança.

Em que estado estão as peças

O estado das peças é da responsabilidade dos vendedores e deve estar indicado na descrição de cada uma. Se tiveres dúvidas, podes contactar o vendedor através do botão “Tenho uma pergunta” na página de cada peça.

 

Quais as informações que tenho das peças

As informações prestadas dependem de cada vendedor. Recomendamos que sejam dadas informações detalhadas, para uma melhor experiência de compra e para garantir transparência.

Quais os custos de envio

Os custos de envio são fixados por cada vendedor, estando incluídos no preço final das peças.

 

Para onde se fazem envios

O Marketplace by reCloset vende em exclusivo para Portugal, Continente e ilhas.

Quanto tempo demoro a receber as peças

O Marketplace pede aos vendedores que façam o envio no prazo máximo de 5 dias úteis.

Que meios de pagamento aceitam

O pagamento pode ser efetuado por transferência bancária ou MBWay.

Os preços apresentados são finais

Os preços na loja são finais, incluíndo comissões, impostos aplicáveis e custos de envio.

Posso devolver as peças

A política de devoluções é fixada por cada vendedor, pelo que terás de verificar caso a caso.

O que acontece se não receber as peças

Se as peças não forem enviadas pelo vendedor, receberás a totalidade do valor que pagaste. O reembolso é feito pelo Marketplace by reCloset.

Vender no Marketplace by reCloset

Como posso vender no Marketplace

Para venderes as tuas peças second hand, tens de criar um registo de vendedor. Esse registo é gratuito e não implica qualquer aprovação, ficando automaticamente ativado.

Tenho de pagar para usar o Marketplace

O acesso ao Marketplace como vendedor é gratuito. Mediante a venda das tuas peças second hand, recebes 75% do valor da peça.

Posso fechar a loja a qualquer momento

Sim, podes fechar a qualquer momento, não existe nenhum período mínimo de adesão.

Que peças posso vender

Podes vender roupa, sapatos e acessórios de mulher, homem e criança. As peças devem estar em bom estado, não devendo conter nódoas, odores desagradáveis ou aberturas. O tecido das peças deve estar em bom estado, sem borbotos ou aspeto gasto.

Como devo ilustrar as peças que quero vender

Da forma mais transparente possível, escreve títulos e descrições apelativas e honestas. Mostra os detalhes bons, mas também eventuais problemas. Também as fotografias devem ter vários ângulos, para se poder ver bem a peça e devem ser originais – não podem ser usadas imagens de catálogo da marca original, por uma questão de direitos de utilização.

Além disso, e para dar mais confiança a quem compra, indica as medidas exatas da peça, além do tamanho que consta da etiqueta.

Quem define o preço final das peças

O preço final de cada peça é definido por ti e deve incluir o custo de envio por correio. Pode ser revisto a qualquer momento, bastando editar essa informação na área de Gestão de loja.

Como funciona a aprovação das peças

Podes colocar as peças second hand que entenderes. O Marketplace fará a devida aprovação para garantir que os objetivos e conceito do projeto são cumpridos. Caso não sejam, os anúncios poderão ser rejeitados. Neste caso, recebes uma mensagem com a indicação pela qual o anúncio foi rejeitado.

O que ganho em usar o Marketplace

Além de ajudares a dar nova vida a peças, contribuíndo para um consumo mais consciente, ganhas uma comissão de 75% sobre o preço final das peças.

Adicionalmente, ajudas-nos a ajudar, pois entregamos 5% das vendas a um projeto ou pessoa com um papel relevante na área da sustentabilidade ambiental.

Como recebo a minha comissão

A tua comissão é paga por transferência bancária,  no dia 30 de cada mês, desde que decorridos 14 dias da venda.

Como envio as encomendas

Podes enviar as encomendas por correio ou outro meio que entendas. Recomendamos o envio por correio registado com aviso de receção.

Se quiseres, e sendo possível, podes entregar pessoalmente – afinal, é a forma mais sustentável smile

Em quanto tempo devo enviar as encomendas

Deves enviar as encomendas até 5 dias úteis. Caso não seja possível, deves contactar o Marketplace, para que possamos informar o Cliente do atraso.

Como respondo aos pedidos de contacto

Os pedidos de contacto de potenciais compradores são-te enviados pela plataforma do Marketplace e devem ser respondidos no prazo máximo de 48h. Caso não dês resposta aos pedidos de contacto de forma recorrente, a tua loja pode ser suspensa.

O que acontece se não enviar encomendas

Se não enviares alguma encomenda que te foi colocada, e não enviaste uma resposta ao Marketplace, a tua loja de vendedor será suspensa. Pode ser reativada a teu pedido, mediante justificação.

O que posso fazer se a minha loja foi suspensa

Se a tua loja for suspensa, poderá ser reativada, a teu pedido. Deverás enviar um pedido para marketplace@recloset.net para avaliarmos a questão diretamente contigo.

Última atualização 13 de abril de 2021